***

Teste Teste Teste

PARCEIRO

Leia BUSK BÍBLIA

CURIOSIDADES SOBRE OS APÓSTOLOS 15



Apóstolo Paulo.

Seu nome era Saulo, era um judeu detentor de cidadania romana. Ele nasceu em Tarso, na Ásia Menor, onde atualmente está a Turquia. A cidadania romana, citada nos escritos de Lucas, é um ponto controverso da biografia de Paulo.


 FALE CONOSCO

Segundo Lucas, Paulo herdara a cidadania do pai ou do avô, que a teriam obtido por mérito ou comprado por uma volumosa quantia. Mas o apóstolo nunca se declarou romano em suas cartas. Para o biblista Murphy-O’Connor, o silêncio é compreensível: "Não havia razão para Paulo mencionar sua posição social em cartas a comunidades que ele desejava convencer de que ‘nossa pátria está nos céus’ ", escreve o teólogo no livro Paulo: Biografia Crítica. Saulo se identificava, portanto como judeu, o que realmente ele o era. Sua profissão fora o de fabricar tendas e nunca foi um soldado romano como muitos o declaram.

Muitos historiadores supõem que ele tenha nascido por volta do ano 5 da era cristã. Era, portanto, alguns anos mais novo do que Jesus – cujo nascimento, segundo descobertas históricas recentes, é datado entre 6 e 4 a.C. Paulo foi educado na casa de seus pais, na sinagoga e na escola ligada a ela. Aos 15 anos, deixou Tarso e mudou-se para Jerusalém, onde matriculou-se na escola de Gamaliel, um dos sábios mais respeitados do mundo judaico. Paulo teve uma formação acadêmica de primeira – nos parâmetros atuais, algo equivalente a um doutorado em Harvard. 
    

Perseguiu e matou inúmeros cristãos e, a caminho de uma cidade de Damasco, o próprio Jesus já glorificado e em espírito falou com ele. A partir daquele dia sua vida mudou e seu nome passou a ser Paulo, aquele que é o menor entre todos. Pouco tempo depois já estava atuando com os discípulos.  Enfrentou uma rejeição no início, pois o viam ainda como um perseguidor,  mas o tempo foi o maior aliado, pois se tornou um dos primeiros missionários. 

Não era apóstolo oficialmente, pois não conheceu pessoalmente Jesus nem foi um dos escolhidos de Jesus na presença dos discípulos, porém, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Dezesseis vezes Paulo afirmou que era um apóstolo. Ele foi pessoalmente vocacionado [chamado] por Deus para isso. (2 Coríntios. 1:1; Gálatas. 1:1). 



Apocalipse 21.14 cita os doze apóstolos, cujos nomes são os fundamentos da eterna cidade de Deus, a Nova Jerusalém. Também, Mateus 19:28 diz que são os apóstolos que se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Mas, quem é de fato o 12º apóstolo que toma o lugar de Judas? Matias ou Paulo? Este é um grande dilema entre os evangélicos. A escolha foi sugerida a principio por Pedro, Após a morte de Judas, Pedro propôs que os discípulos escolhessem alguém para substituir o traidor. O discurso de Pedro esboçava certas qualificações para o novo apóstolo ( At 1.15-22). Os apóstolos encontraram dois homens que satisfaziam as qualificações: José, cognominado Justo, e Matias (At 1.23). Lançaram sortes para decidir a questão e a sorte recaiu sobre Matias. Porém, o próprio Paulo se declarava apóstolo, e a Bíblia mostra o próprio Jesus o escolhendo na estrada de Damasco.


Um outro ponto bastante questionado entre os evangélicos é o que seria o espinho na carne de Paulo. O que sabemos sobre esse espinho na carne é mencionado por Paulo em (2 Coríntios 12:7). Primeiro, o propósito do espinho na carne era fazer com que Paulo permanecesse humilde. Qualquer pessoa que tivesse encontrado Jesus, falado diretamente e sido enviado pessoalmente por Ele (Atos 9:2-8) ficaria, em seu estado natural, orgulhoso da sua experiência incrível. Acrescente a isso o fato de que Paulo tinha sido guiado pelo Espírito Santo a escrever muito do Novo testamento, e é fácil ver como ele poderia ter se tornado orgulhoso e arrogante. Segundo, sabemos que a aflição veio de Satanás ou de um dos seus mensageiros. Quanto a natureza deste espinho só existe especulações, pois a Bíblia nada nos diz, apenas que era um mensageiro de Satanás a esbofeteá-lo, isto é, a acusa-lo, provavelmente pela perseguição a Igreja e a morte de Estevão por seu consentimento e ação antes de sua conversão. Alguns argumentam que seria um defeito físico que o faria lembrar do estado final de Estevão no apedrejamento onde ele serviu de testemunha, já que um espírito maligno não poderia suportar a presença do Espírito Santo constantemente na vida Paulo, como se evidencia nas Escrituras. Nós, porém, preferimos nos calar a esse respeito e simplesmente dizemos que não sabemos o que seja exatamente esse "espinho", mas que certamente partiu de Satanás com consentimento de Deus a fim de prová-lo como a Jó.


Note que este espinho foi citado após o arrebatamento ao terceiro céus onde Paulo ouviu coisas inefáveis “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu”. (2 Coríntios 12, 2) Obs: A Bíblia de Jerusalém comentado a expressão terceiro céu, interpreta desta maneira: “Isto é, ao mais alto dos céus”. Supondo que ele considerasse o primeiro céu como sendo este nosso visível, onde estão as nuvens, isto é compreensivo, porém, não seria possível ele atribuir ao espaço sideral onde flutuam os planetas e estrelas sem a gravidade, como pretendem alguns, ser o segundo céu, já que nem ele e muito menos os discípulos dos tempos de Jesus tinham noção de astronomia como o temos nós nos dias de hoje. Fica evidente, então, que Paulo falava de lugares espirituais distintos em (2 Co 12: 2). O Apóstolo deixa evidente em suas epístolas ao Efésios que Satanás e seus principados estão assentados em regiões celeste e os relacionam com a nossa atmosfera: Note nestas passagens: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2:2).
“pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” (Ef 6: 12)


Mas, é fácil compreender por que Paulo consideraria esse espinho como um atrapalho a um ministério mais efetivo e amplo (Gálatas 5:14-16) e por que ele pediu continuamente a Deus que o removesse de sua vida (2 Coríntios 12:8). No entanto, ele aprendeu dessa experiência a lição que permeia seus escritos: poder divino é melhor demonstrado quando no meio da fraqueza humana (2 Coríntios 4:7), para que apenas Deus receba o louvor e crédito (2 Coríntios 10:17). Ao invés de remover o problema, Deus deu a Paulo graça e força através da situação, e foi Ele quem declarou que Sua graça é “suficiente”.


O apóstolo Paulo foi um dos primeiros a ver que não só os judeus poderiam ser batizados, mas todos: gregos, romanos, egípcios... Assim, ele acreditava que não só os judeus podiam ser batizados e se tornarem cristãos. Escreveu várias cartas para as localidades por onde passava.  

Morreu como mártir sendo decapitado em Roma por ordem do imperador romano Nero no mesmo ano de Pedro e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes.

                                                    Por: Assembléia Teológica Busk Bíblia

Fontes:  Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br



SOBRE O DISCÍPULO LUCAS
SOBRE O DISCÍPULO LUCAS





Total de visualizações

***

*******

 Ultimato Estudos Bíblicos Aprofundados.

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK E O DIÁRIO


 

APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA


 

ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINA SOBRE O CÉU

 O QUE AS ASSEMBLEIA DE DEUS ENSINAM SOBRE OS CÉUS R O PARAÍSO?

NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS

 NO CÉU VEREMOS DEUS E JESUS?

COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS?

 COMO A BÍBLIA DESCREVE A VOLTA DE JESUS CRISTO?

A HISTÓRIA DE SATANÁS E OS ANJOS CAÍDOS

 SATANÁS E SEUS ANJOS CAÍDOS AINDA TÊM ACESSO AOS CÉUS DE DEUS?

REAL: A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO

 A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS.

O RIO DA VIDA EXISTIRÁ NA NOVA TERRA?

 O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA? O QUE DIZ A BÍBLIA: SÍMBOLO OU FATO?

O QUE POUCOS SABIAM SOBRE O APOCALIPSE

 O que quase ninguém sabia sobre o Apocalipse.

COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

 A BÍBLIA DIZ COMO SERÁ A NOVA TERRA NA ETERNIDADE?

AS 2 FORMAS DE MILÊNIO: VC CRÊ EM QUAL?

 AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?

OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

 OS ANJOS ESTÃO ENTRE NÓS?

A TUMBA DO JARDIM EM JERUSALÉM..

 O IMPRESSIONANTE JARDIM DA TUMBA EM JERUSALÉM.

PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

 PASSEIO VIRTUAL POR JERUSALÉM.

TUDO O QUE OS DESIGREJADOS FAZEM.

 DESIGREJADOS: COMO SE REÚNEM, O QUE ENSINAM?

GRAÇA OU CARIDADE: QUAL A SUA ESCOLHA?

 O AMOR DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.

FILME: O FILHO DE DEUS. COMPLETO E EM BR

  Filme "O Filho de Deus". Completo e dublado.

FILME EM HD: VOCÊ ACREDITA?

 FILME: VOCÊ ACREDITA?

FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO.

 FILME: O APOCALIPSE DE JOÃO

Popular Posts

*******




*







Tecnologia do Blogger.

Páginas